terça-feira, 19 de novembro de 2013

A cor da cultura




Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.
Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.
O objetivo da iniciativa é  preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

Informações Adicionais

Para mais informações sobre a coleção História Geral da África, consulte:

Questionário sobre os vídeos A cor da Cultura.

  • A Lei 116445/08 está sendo exercida nas escolas? Comente uma ação neste sentido.


  • Quais foram as contribuições do negro e do indígena na formação do Brasil?


  • Quais ações afirmativas você conhece e o que acha delas?


  • Que história é contada nos livros didáticos sobre os negros e os indígenas?

  • Como visibilizar a cultura negra e indígena na escola e fora dela?


Kiriku e a Feiticeira



Programa Heróis de todo mundo
Não, não é uma série sobre o Super-homem ou o Batman. Heróis de todo mundo é uma série de interprogramas que quer mostrar ao público comum que aqui mesmo, no Brasil, existem Heróis. Heróis porque quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos. Ah! E são negros.

Chiquinha Gonzaga era negra? O André Rebouças é o do túnel? Diamante Negro não é um chocolate? Sim, para todas as alternativas anteriores. Assista no link abaixo.
http://antigo.acordacultura.org.br/herois/episodios

Um comentário:

  1. Veja também Kit A Cor da Cultura para professores.
    http://www.acordacultura.org.br/kit

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no 1001 Arts.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...