1º - Cada aluno escolhe um poema do Fernando Pessoa.
2º - Sua equipe elegerá dentre os poemas escolhidos pelos componentes, um para ser transformado em arte visual contemporânea.
3º - Pesquise a biografia do poeta Fernando Pessoa.
4º - Pesquise a vida e a obra de um artista visual contemporâneo ou moderno que combine com o poema de Fernando Pessoa que sua equipe escolheu.
5º - Elabore por escrito um projeto de arte contemporânea inspirado no poema de Fernando Pessoa e na obra do artista visual contemporâneo que sua equipe escolheu.
6º - Montar e expor o projeto de sua equipe na Semana Cultural do CEAM.
“A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois -----------------------------------------------------------------------
Uma obra coletiva de leitura e releitura que pode envolver toda a comunidade do CEAM. No dia da exibição o público poderá interagir com a projeção da vídeo arte instalação por meio de ambientação e mídias digitais. -----------------------------------------------------------------------
Começo a conhecer-me. Não existo.
Sou o intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
O barateamento e a difusão do vídeo no fim da década de 1960 incentivam o uso não-comercial desse meio por artistas do mundo todo, principalmente por aqueles que já experimentavam as imagens fotográficas e fílmicas. O vídeo e a televisão entram com muita força no trabalho artístico, freqüentemente associados a outras mídias e linguagens. O desenvolvimento da arte pop, do minimalismo e da arte conceitual toma a cena dos anos 1960 e 1970, sobretudo nos Estados Unidos. Nesse momento, instalações, performances e happenings são amplamente realizados, sinalizando as novas orientações da arte: as tentativas de dirigir a criação artística às coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e à tecnologia. Cada vez mais as obras articulam diferentes modalidades de arte como dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura, desafiando as classificações habituais, questionando o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte. Fonte: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm
Olá! Muito interessante a proposta de trabalho sobre Fernando Pessoa. Falta apenas referir de onde vêm as imagens expostas, contextualiza-las : são parte de uma biografia em BD sobre a vida e a obra de Pessoa, e falta também o nome do o autor, Miguel Moreira, e o da sua colorista, Catarina Verdier. E porque não um link para o blog de onde as imagens foram tiradas. Para si para os alunos, bom trabalho!
Olá! Muito interessante a proposta de trabalho sobre Fernando Pessoa. Falta apenas referir de onde vêm as imagens expostas, contextualiza-las : são parte de uma biografia em BD sobre a vida e a obra de Pessoa, e falta também o nome do o autor, Miguel Moreira, e o da sua colorista, Catarina Verdier. E porque não um link para o blog de onde as imagens foram tiradas.
ResponderExcluirPara si para os alunos, bom trabalho!
Catarina & Miguel